Os processos de construção de edifícios estão em constante evolução, de modo a que a construção seja mais rápida, que os materiais sejam de melhor qualidade e que a segurança esteja sempre assegurada. Neste artigo, damos-lhe a conhecer um sistema que cumpre todos os requisitos: o Sistema ICF. Continue a ler para descobrir como funciona, as suas vantagens e desvantagens.
Sistema ICF: Em Que Consiste?
O sistema ICF – sigla para Insulated Concrete Forms – é um sistema de construção de paredes que utiliza blocos isolantes em EPS – Poliestireno Expandido.
Neste processo de construção estão envolvidos, pelo menos, três tipos de materiais:
- Os blocos isolantes em EPS – são os blocos ocos, responsáveis por dar forma à parede;
- O aço – que se situa no interior dos blocos isolantes;
- O betão armado – que preenche o espaço interior dos blocos isolantes.
Além do DURAMAX Technology® – os maiores blocos da indústria, com 2438mm x 457mm, o nosso sistema oferece ainda características de elevada eficiência:
- DURALOK Technology® – Integrados nos blocos ICF, eliminam a necessidade de usar arames ou colas.
- DURAFOLD Technology® – Suportes articulados que permitem que os blocos Nudura sejam fornecidos planos (fechados), aumentando o número de peças transportadas por camião e reduzindo até 40% os custos de transporte.
- Sistema 4-WAY REVERSIBLE – O desenho do bloco permite a reversibilidade, em 4 direções. Isto oferece a possibilidade de eliminar desperdícios e acelerar o processo de montagem.
Sistema ICF: Redução do Tempo de Construção
O Sistema ICF facilita a operacionalização de vários procedimentos de construção.
Dada a leveza dos blocos em EPS, não é necessária maquinaria para os movimentar ou utilizar. Isto constitui uma vantagem adicional ao reduzir a poluição sonora no local de construção. Além disso, se for necessário cortar os blocos isolantes de modo a que se adaptem às necessidades do projeto, não é necessário material específico; podem ser utilizados um fio quente ou uma serra manual. Todos estes aspeto garantem uma construção mais fácil e rápida e permitem construir e projetar estruturas com maior eficiência e rentabilidade.
Existe, contudo, uma desvantagem associada à utilização do sistema construtivo ICF. Devido à camada de betão armado, remodelações no imóvel podem ser difíceis. É também de referir que, embora seja uma diferença mínima, as paredes construídas com recurso aos blocos isolantes EPS são mais grossas do que as paredes convencionais.
Sistema ICF: Benefícios Duradouros
Em Portugal, existem várias empresas produtoras de ICF. Todas elas necessitam de garantir que o desempenho do seu produto se encontra de acordo com os parâmetros definidos pela União Europeia. Deste modo, o consumidor sabe que a qualidade do produto comercializado está assegurada.
O sistema de construção ICF apresenta vários benefícios que o tornam uma opção benéfica:
- É um sistema resistente à humidade (e, portanto, resistente ao bolor e ao apodrecimento) e retardante de chamas;
- Aumenta a eficiência energética
- É capaz de reduzir o ruído vindo do exterior;
- Tem uma elevada resistência a vários tipos de desastres naturais;
- Os materiais não são tóxicos e são mais sustentáveis do que as alternativas existentes.
Com todos estes benefícios – nomeadamente o do isolamento térmico que leva a poupança energética – o seu investimento inicial, mesmo que ligeiramente superior ao dos sistemas tradicionais, estará pago em aproximadamente 5 anos.
Se procura um orçamento para um projeto no qual pretende usar o sistema ICF, contacte-nos hoje e obtenha uma equipa de profissionais pronta para o ajudar!