Isolamento Térmico Interior: O Guia Essencial

Ago 21, 2023

A escolha de um isolamento térmico interior de qualidade é importante na hora da construção do edifício. Para além de benefícios a nível de conforto, terá também diversos benefícios a nível económico, uma vez que isolamento de qualidade é sinónimo de uma maior poupança na conta da luz. Neste artigo, irá encontrar tudo o que precisa de saber sobre isolamento térmico interior.

A Importância de Um Bom Isolamento Térmico Interior

O objetivo do isolamento térmico é manter uma temperatura constante de um espaço. É essencial para todos os edifícios, tanto industriais como residenciais, porque um isolamento térmico interior com qualidade é importante para melhorar a eficiência energética dos edifícios, reduzir o consumo de energia e proporcionar conforto térmico.

Os isolantes térmicos antigos, que foram usados antes do desenvolvimento de materiais mais avançados e eficientes, geralmente apresentavam algumas desvantagens em relação aos isolantes modernos. Algumas das desvantagens comuns dos isolantes térmicos antigos incluíam:

  • Uma capacidade de isolamento térmico relativamente baixa, tornando-os menos eficientes em termos de consumo.
  • Os materiais eram mais pesados e volumosos: não só a sua instalação era mais demorada, mas também ocupavam mais espaço na construção.
  • A humidade, exposição, e outros fatores faziam com que os materiais se degradassem mais facilmente.
  • Muitos isolantes térmicos antigos eram fabricados com materiais inadequados, como é o caso do amianto e outros compostos considerados tóxicos.

Atualmente, existem vários materiais eficientes, sustentáveis e seguros que superam os isolantes térmicos antigos, a diversos níveis.

Vantagens Em Investir Num Isolamento Térmico de Qualidade

Ao contrário do que acontecia nos isolamentos antigos, ao investir num isolamento térmico de paredes interiores de qualidade conseguirá:

  • Manter a temperatura estável no interior da casa, durante mais tempo;
  • Necessitar de menos energia para arrefecer ou aquecer o espaço;
  • Minimizar as perdas de energia, logo, poupar nas despesas de luz;
  • Reduzir o consumo de energia;
  • Diminuir a emissão de gases de estufa;
  • Evitar a humidade, já que um bom isolamento mantém as paredes e tetos secos;
  • Reduzir o ruído, ou seja, o isolamento térmico de qualidade pode contribuir também para algum isolamento a nível acústico.

Que Materiais São Utilizados Como Isolantes Térmicos?

Existem diversos materiais utilizados como isolantes térmicos que, por terem baixa condutividade térmica, resistem à transferência de calor. Estes são alguns dos que podem ser utilizados:

  • Aerogéis ultraleves e altamente porosos podem ser usados em situações onde o espaço é limitado, como isolamento de sistemas industriais.
  • As folhas de alumínio podem ser utilizadas para refletir o calor. Geralmente são utilizados em combinação com outros tipos de isolamento.
  • A argila expandida, um material mineral expandido, pode ser utilizado como isolante em determinados tipos de construções.
  • Podem ser utilizados materiais naturais, como a lã, celulose, cânhamo ou fibra de coco, em projetos mais sustentáveis – embora, como referimos anteriormente, podem não ser tão vantajosos em termos de eficiência energética.
  • O poliestireno expandido (EPS) – provavelmente um dos materiais mais utilizados. É um material de baixa condutividade térmica e de fácil instalação. Um dos sistemas que melhores resultados traz em termos de isolamento e eficiência energética, o sistema ICF, utiliza este material.

A escolha da melhor técnica ou material depende do tipo de edifício, das necessidades específicas de cada projeto, do orçamento do mesmo e de outras considerações. É importante ter a opinião de um profissional para avaliar qual o melhor material para o seu projeto.

Sistema ICF É Sinónimo de Isolamento Térmico de Qualidade

Este sistema é capaz de providenciar um isolamento térmico extremamente eficaz. ICF (Insulated Concrete Forms), é um sistema de construção que utiliza blocos pré-fabricados, feitos de poliestireno expandido. Após a junção desses blocos ocos, estes são preenchidos com betão armado, acabando por formar a estrutura de um edifício.

Será o método isolante térmico de paredes mais barato? Provavelmente não, mas as vantagens deste sistema vão deixá-lo a considerar se o investimento não será algo a considerar.

As Vantagens do Sistema ICF

1 – Elevada Eficiência Energética

Como é composto por materiais isolantes altamente eficazes, as perdas de energia são mais reduzidas em comparação com os outros métodos. O Sistema ICF é mais eficaz na manutenção da temperatura interior, pelo que consegue poupar até 50% no aquecimento/arrefecimento do espaço.

2 – Bom Isolamento de Ruído

Para além de isolar com sucesso a temperatura, este sistema é também capaz de diminuir a propagação do som. Desta forma, poderá não necessitar de colocar isolamento sonoro adicional.

3 – Durabilidade e Resistência

O sistema ICF é dos mais seguros e resistentes a diversos eventos atmosféricos. É também um sistema que dura mais tempo do que as construções tradicionais.

4 – Construção Rápida

O tempo de construção é mais reduzido do que nas construções tradicionais, bem como a mão de obra necessária.

5 – Sustentabilidade Ambiental

O sistema ICF é feito com uma construção sustentável, que permite ter uma baixa pegada ecológica. A produção de resíduos na obra ronda os 3% ao contrário dos 20% de uma construção tradicional.

6 – Melhor Qualidade do Ar

Como o sistema é altamente isolante e eficaz, as construções ICF proporcionam um ambiente interno mais confortável e saudável, porque há uma menor concentração de poeiras e criação de humidade.

7 – Baixa Necessidade de Manutenção

Como as estruturas do sistema ICF têm uma elevada durabilidade, existe pouca necessidade de manutenção da estrutura porque os materiais de qualidade são resistentes às diversas condições climáticas.

Um Bom Isolamento Térmico Permite Poupar no Aquecimento

A qualidade do isolamento térmico escolhido vai influenciar vários fatores, entre os quais a manutenção da temperatura ambiente. Na Nudura, recomendamos o sistema de construção ICF pelos seus variados benefícios e qualidade a nível de isolamento térmico para paredes interiores. Caso deseje um aconselhamento especializado, não hesite em contactar a nossa equipa pronta para o ajudar a optar pela melhor opção de isolamento para o seu projeto.

Categorias

Recentes

Conheça os Melhores Sistemas Construtivos da Actualidade

Ao escolher um sistema construtivo para um projeto de construção, é crucial considerar as opções que aliam eficiência, sustentabilidade e inovação tecnológica. Os melhores sistemas construtivos da atualidade não só aprimoram a robustez estrutural das construções, como...

Como Alcançar uma Casa Eficiente

Alcançar uma casa eficiente do ponto de vista energético é mais do que uma moda passageira; é uma necessidade premente em tempos de crescente preocupação ambiental e aumento dos custos de energia. Uma casa eficiente é aquela que usa menos recursos para manter o...

Inovação na Construção Civil: Os Melhores Sistemas

No universo da construção civil, a inovação materializa-se através da adoção de materiais que não só atendem às demandas contemporâneas de sustentabilidade e eficiência energética, mas também incrementam a durabilidade e a funcionalidade das estruturas. A seleção de...

Materiais de Construção Leves: Conheça os Blocos EPS

Na construção civil, a escolha dos materiais desempenha um papel crucial na sustentabilidade, eficiência energética e custo das obras. Com a tecnologia avançada de hoje, os materiais de construção leves ganharam um destaque significativo, tornando as construções mais...

Isolar Paredes Interiores Para Humidade: Vantagens ICF

Isolar as paredes interiores da sua casa contra a humidade é uma medida que pode aumentar significativamente o conforto e a saúde dos ambientes internos. O uso de Insulated Concrete Forms (ICF) é uma das soluções modernas que oferece vantagens significativas no...

Isolamento Térmico: O Que Saber Antes de Construir

Ao considerar a construção de uma nova habitação, o isolamento térmico deve surgir como uma prioridade. Uma boa estratégia de isolamento não só garante o conforto dentro de casa, independentemente das oscilações climáticas exteriores, como também promove economia...

Os Melhores Materiais Ecológicos Para Construção Civil

A construção civil tem testemunhado uma crescente conscientização ambiental, impulsionando a procura por materiais ecológicos. Entre os diversos materiais verdes à disposição do mercado, os blocos de Poliestireno Expandido (EPS) emergem como uma opção promissora pela...

Casas Rápidas de Construir: Construção ICF

No atual cenário da construção civil, a procura por soluções que permitam edificar residências no menor tempo possível tem crescido expressivamente. As casas rápidas de construir surgem como resposta a essa demanda, empregando métodos inovadores e materiais que...

Como Alcançar Uma Casa Amiga do Ambiente

  Alcançar uma casa amiga do ambiente é um objetivo cada vez mais almejado num mundo onde a sustentabilidade se torna uma prioridade. A redução da pegada ecológica de uma habitação passa por diversas práticas e alterações que vão desde a eficiência energética até...

Construção em Blocos de Esferovite: Mitos & Factos

Quando falamos em incluir esferovite em projetos de construção surgem logo imensas dúvidas e receios. Apesar deste ser um material que facilmente faz parte da nossa rotina num determinado estado e formato, assumimos logo que poderá não ser a melhor opção na construção...

Contacte-nos