Eficiência Energética: O Que Precisa de Saber

Jul 19, 2023

As alterações climáticas e o impacto dos combustíveis fósseis, bem como a menor quantidade dos mesmos, levaram a uma preocupação crescente com a sustentabilidade. Entre as várias respostas possíveis, a eficiência energética foi uma das que recebeu – e continua a receber – mais atenção. No entanto, reduzir os gastos de energia não é uma resposta apenas às preocupações ambientais. Esta é também uma peça fundamental na poupança de dinheiro.

Por estes motivos, a eficiência energética é um fator a considerar tanto em edifícios novos, como antigos. Será mais fácil, e menos dispendioso, tomar decisões que vão ao encontro desta necessidade durante o processo de construção. Neste artigo, damos-lhe a conhecer a importância da eficiência energética e as melhores formas de a alcançar um bom nível, na sua habitação.

Eficiência Energética: O Que É?

O termo “eficiência energética” tem ganho destaque nos últimos anos. A expressão refere-se à otimização do consumo de energia, de modo a que seja utilizada a mínima quantia necessária para alcançar o objetivo – seja esse objetivo aquecimento ou arrefecimento da habitação, o aquecimento das águas sanitárias, ou a eficácia dos eletrodomésticos escolhidos.

As decisões que dizem respeito à gestão destes recursos encontram-se cada vez mais presentes: os eletrodomésticos são vendidos com etiquetas energéticas, a venda ou arrendamento de imóveis carece de um certificado energético, existem incentivos para a utilização de energias renováveis (por exemplo, através da instalação de painéis solares). Sejam as decisões tomadas durante o processo de construção ou, no caso de um edifício antigo, adequadas posteriormente, estas irão influenciar a classificação energética que o edifício irá receber.

Certificado de Eficiência Energética: Um Documento Obrigatório

A avaliação da eficiência energética de um edifício é obrigatória. Esta avaliação, que tem de ser levada a cabo por um perito credenciado pela Agência para a Energia (ADENE), traduz-se no Certificado de Eficiência Energética – um documento que atesta a qualidade do edifício no que diz respeito ao desempenho energético.

O Sistema de Classificação Energética varia de “A+” a “G”, contando com 8 níveis diferentes e sendo “A+” a melhor classificação e “G” a pior. São vários os fatores que influenciam a classificação recebida: a existência de energias renováveis, a qualidade do isolamento térmico, a qualidade dos vidros e portas, os equipamentos de climatização e ventilação, a produção de águas quentes, entre outros. Se, no processo de construção, tiver estes aspetos em atenção, evitará gastar dinheiro mais tarde ao precisar de investir em alterações que aumentem a classe energética atribuída ao seu imóvel. É de referir que o Certificado de Eficiência Energética carece de renovação periódica, pelo que a manutenção do edifício é fundamental para manter um elevado nível de desempenho.

Construir com a Eficiência Energética em Mente

Quando falamos de imóveis antigos, construídos numa altura em que a eficiência energética não era preocupação, a solução passa pela melhoria de condições. No entanto, se está a construir agora, colocar a eficiência energética na lista de prioridades significa não ter de voltar mais tarde para remediar.

1 – Garanta Que o Isolamento Escolhido É de Qualidade

Utilizar isolamento adequado às necessidades climáticas significa menos fugas de ar, o que permite a conservação de uma temperatura estável e confortável. Isto reduz a necessidade de utilizar recursos adicionais como ar condicionado, ventoinha, aquecedor ou lareira, para que a temperatura desejada seja alcançada e mantida.

2 – Escolha Portas e Janelas Com Elevada Eficiência Energética

Portas e janelas são dois dos sítios com maior propensão a fugas de ar e mau isolamento. Desde vidros duplos ou triplos a vidros de baixa emissividade, passando por vedações herméticas, existem soluções para todas as necessidades. Escolher os materiais indicados, logo no momento da construção, pode evitar muitas dores de cabeça.

3 – Opte por Sistemas de Aquecimento e Arrefecimento com Elevada Classe Energética

Aquecer a casa no inverno e arrefecer no verão está entre os maiores gastos de energia. Ter sistemas que o façam de forma eficaz, juntamente com um bom isolamento que ajude a conservar a temperatura depois de atingida, é fundamental para uma eficiência energética de qualidade.

4 – Preste Atenção ao Sistema de Aquecimento de Água

À semelhança do que acontece com sistemas de aquecimento e arrefecimento do espaço habitado, um sistema de aquecimento de água com elevada eficácia energética é fundamental. Não só lhe permite mais conforto como permite gastar menos dinheiro nas contas.

5 – Considere Utilizar Energia Renovável

Optar por uma fonte de energia renovável, como a energia solar, é uma forma de conseguir uma habitação energeticamente eficaz e sustentável. A sua instalação pode ser dispendiosa, pelo que é importante analisar as várias hipóteses e apoios disponíveis. Contudo, se decidir avançar com a instalação, pode contar com contas de luz mais baixas.

6 – Lembre-se Que Quanto Maior o Espaço, Maior o Gasto

Na construção de um edifício pondere quais as necessidades em termos de espaço. Embora ter um espaço grande possa ser tentador, a eficiência energética tende a ser mais fácil de alcançar em espaços menores, uma vez que a área que necessita de aquecimento/arrefecimento e iluminação é mais reduzida.

Como pode ver, existem muitas formas de alcançar uma construção energeticamente eficaz. Uma solução prática e que dá resposta a muitas as necessidades é o Sistema de Construção ICF. Quer saber como esta forma de construir garante uma melhor eficiência energética? Vamos analisar mais de perto.

O Sistema de Construção ICF Pode Ser a Resposta

Se esta é a primeira vez que ouve falar no Sistema de Construção ICF e quer informação mais detalhada, pode encontrar no nosso website vários artigos com tudo o que precisa de saber: este é um bom ponto para começar. Nos artigos anteriores que preparamos para si pode encontrar toda a informação sobre valores praticados em Portugal, a composição dos materiais, e benefícios e desvantagens. Por agora, vamos focar-nos numa das suas maiores vantagens: a eficiência energética.

1- Utiliza Materiais que Garantem o Isolamento Térmico

A construção com recurso ao Sistema ICF utiliza blocos pré-preparados que, após colocação no local indicado, são preenchidos com betão armado. As técnicas utilizadas na construção com sistema ICF garantem que existe um bom isolamento, sem fugas ou entrada de ar, e materiais de qualidade. Sem estas variações de energia, fica reduzida a necessidade de utilizar eletrodomésticos para aquecimento ou arrefecimento, as contas da energia baixam e o conforto habitacional é superior.

2 – Reduz a Poluição Atmosférica Dentro de Casa

Além de reduzir a poluição atmosférica fora do espaço habitacional, por consumir menos recursos, uma construção que tenha em mente a eficácia energética também reduz a poluição dentro de casa. Viver num espaço com boa ventilação e combustão mais limpa, leva a uma redução na probabilidade de contrair doenças causadas ou potenciadas pela qualidade do ar (por exemplo, alergias, asma, cancro do pulmão).

3 – Permite Poupar nas Faturas Energéticas

Embora não haja, ainda, um consenso a nível da poupança obtida com a construção ICF, estima-se que seja, no mínimo, 20% a 25%. Escolher um sistema de construção ICF é ter em consideração a importância de construção sustentável que passa, além da eficiência energética, pela utilização de materiais que reduzem o desperdício devido à sua durabilidade.

Sistema de Construção ICF: Uma Escolha Amiga do Ambiente

Escolher construir a sua habitação com recurso ao Sistema ICF pode ser a resposta às preocupações com eficiência energética. Embora esta seja uma forma de construção cada vez mais procurada, é natural que existam dúvidas. Se for o seu caso, entre em contacto com a nossa equipa. Temos profissionais qualificados, e com conhecimento especializado, ao seu dispor.

 

Categorias

Recentes

Materiais de Construção Leves: Conheça os Blocos EPS

Na construção civil, a escolha dos materiais desempenha um papel crucial na sustentabilidade, eficiência energética e custo das obras. Com a tecnologia avançada de hoje, os materiais de construção leves ganharam um destaque significativo, tornando as construções mais...

Isolar Paredes Interiores Para Humidade: Vantagens ICF

Isolar as paredes interiores da sua casa contra a humidade é uma medida que pode aumentar significativamente o conforto e a saúde dos ambientes internos. O uso de Insulated Concrete Forms (ICF) é uma das soluções modernas que oferece vantagens significativas no...

Isolamento Térmico: O Que Saber Antes de Construir

Ao considerar a construção de uma nova habitação, o isolamento térmico deve surgir como uma prioridade. Uma boa estratégia de isolamento não só garante o conforto dentro de casa, independentemente das oscilações climáticas exteriores, como também promove economia...

Os Melhores Materiais Ecológicos Para Construção Civil

A construção civil tem testemunhado uma crescente conscientização ambiental, impulsionando a procura por materiais ecológicos. Entre os diversos materiais verdes à disposição do mercado, os blocos de Poliestireno Expandido (EPS) emergem como uma opção promissora pela...

Casas Rápidas de Construir: Construção ICF

No atual cenário da construção civil, a procura por soluções que permitam edificar residências no menor tempo possível tem crescido expressivamente. As casas rápidas de construir surgem como resposta a essa demanda, empregando métodos inovadores e materiais que...

Como Alcançar Uma Casa Amiga do Ambiente

  Alcançar uma casa amiga do ambiente é um objetivo cada vez mais almejado num mundo onde a sustentabilidade se torna uma prioridade. A redução da pegada ecológica de uma habitação passa por diversas práticas e alterações que vão desde a eficiência energética até...

Construção em Blocos de Esferovite: Mitos & Factos

Quando falamos em incluir esferovite em projetos de construção surgem logo imensas dúvidas e receios. Apesar deste ser um material que facilmente faz parte da nossa rotina num determinado estado e formato, assumimos logo que poderá não ser a melhor opção na construção...

Blocos para Muros: Como Fazer a Melhor Escolha

O artigo que está prestes a ler pretende ajudar a escolher a melhor opção de blocos para muros, tendo em conta o seu projeto de construção, mais concretamente direcionado para a construção de muros. Iremos apresentar as diferentes opções de material para construção de...

Conheça os Diferentes Blocos de Construção

São vários os blocos de construção utilizados na criação de edifícios e outras estruturas. Para quem não sabe, as diferentes caraterísticas dos blocos de construção influenciam a leveza e o isolamento térmico dessas estruturas. Siga-nos neste artigo e conheça os...

Isolamento Térmico Interior: O Guia Essencial

A escolha de um isolamento térmico interior de qualidade é importante na hora da construção do edifício. Para além de benefícios a nível de conforto, terá também diversos benefícios a nível económico, uma vez que isolamento de qualidade é sinónimo de uma maior...

Contacte-nos