Talvez já tenha ouvido falar de blocos de poliestireno expandido, ou blocos eps, mas sabe o que são e para que servem? Com este artigo, vai ficar a saber o que é o poliestireno, o que são blocos eps, de que são feitos, como funcionam e quais as suas principais vantagens e desvantagens.
Blocos EPS: O Que São e De Que São Feitos?
Os blocos eps são constituídos por poliestireno expandido. A sigla EPS vem da denominação em inglês, expanded polystyrine, que, em português, é traduzida para poliestireno expandido. Trata-se de um material da família dos plásticos, fabricado a partir de pequenos grânulos, à base de petróleo.
Blocos EPS: Quais as Suas Caraterísticas?
Os blocos eps têm diversas aplicações, principalmente devido à sua leveza, sustentabilidade, proteção térmica e acústica, durabilidade e resistência mecânica. Os blocos eps são produzidos em dimensões padronizadas, possibilitando, dentro das suas dimensões, realizar os cortes necessários para os adaptar ao fim pretendido.
Destes cortes, são criadas as placas de poliestireno expandido, de aplicação muito comum na construção civil, indústria, eletrónica e noutros setores. Estas placas possuem propriedades específicas para necessidades bastante distintas, assim como uma grande variedade de densidades.
Os blocos eps de alta densidade suportam grandes pressões, chegando a 28 toneladas por metro quadrado. Isto permite-lhes resistir ao trânsito de veículos pesados, sendo ideais para leitos de rodovias, ferrovias e estacionamentos.
Blocos EPS: Como Funcionam?
A estrutura celular do eps confere-lhe uma enorme resistência mecânica, mesmo tratando-se de peças muito leves. O seu baixo peso volumétrico diminui as forças incidentes e não compromete a estrutura com sobrecargas. Isso faz com que os blocos eps de alta densidade sejam a solução ideal para regularizar o nível de pisos ou realizar aterros junto a muros de arrimo.
Outra propriedade importante destes blocos é a sua neutralidade química. Isto porque o eps não reage com os elementos naturalmente presentes no solo. Para além disso, não se deteriora.
Por outro lado, os blocos eps possuem uma absorção de água muito baixa e não retêm humidade. Por isso, têm uma enorme durabilidade e são especialmente indicados para obras de geotecnia, como a correção de solo mole.
Além disso, a sua versatilidade torna o material capaz de garantir o isolamento térmico de lajes, uma vez que o seu coeficiente de condutividade térmica é excelente nas mais diversas densidades.
É de notar que estes blocos não trazem apenas vantagens. Por exemplo, para quem está a pensar fazer uma casa de eps, ou outra estrutura qualquer, é preciso atenção especial visto que, quando exposto a temperaturas acima de 80º C, este material torna-se inflamável.
Blocos EPS: Diferentes Aplicações
São várias as aplicações dos blocos eps de alta densidade. Listamos abaixo algumas das mais correntes e que podem otimizar a construção e a gestão de uma obra.
Principais aplicações dos blocos eps de alta densidade:
- Leitos de rodovias;
- Ferrovias;
- Parques de estacionamento;
- Nivelamento de pisos;
- Isolamento térmico de lajes;
- Proteção para impermeabilização;
- Aterros próximos de muros;
- Correção de solo mole;
- Arquibancadas;
- Proteção de tubulações subterrâneas.
Blocos EPS: Onde Adquirir a Preços Competitivos?
Agora que já sabe o que é o poliestireno e poliestireno expandido e quais as aplicações e vantagens dos blocos eps, contacte um dos especialistas da Nudura para saber como adquirir blocos eps encaixáveis e de que forma estes podem ajudar a otimizar o seu projeto.