Uma construção ecológica é uma construção sustentável, que tem em consideração as preocupações ambientais relacionadas com o impacto da atividade humana no meio ambiente. Assim, a construção ecológica tem como objetivo responder à pergunta: como construir edifícios com o design, segurança e comodidade desejados, utilizando o mínimo de recursos possível e com o menor impacto ambiental possível? Neste artigo, vamos responder-lhe a essa pergunta.
Construção Ecológica: Começa no Planeamento
Construir de forma ecológica é um processo que começa no momento da concepção. Quando arquitetos e/ou engenheiros se sentam à mesa de trabalho, os princípios da construção sustentável já têm de estar presentes. As decisões a tomar durante o processo de planeamento precisam de dar resposta a muitas questões.
1 – Como Garantir Que os Materiais Se Alinham Com Este Objetivo?
Os materiais utilizados são um dos aspetos principais que podem ditar o caráter ecológico da construção. Serão tão mais sustentáveis quanto sejam:
- Mais facilmente obtidos, uma vez que implicam menor exploração de recursos;
- Obtidos num local próximo ao da construção, para reduzir o tempo de transporte;
- Reciclados, o que significa que têm uma segunda vida;
- Recicláveis, porque poderão ser modificados para utilização futura quando for preciso substituir;
- Não tóxicos, tanto para as pessoas como para o meio ambiente.
2 – Como Garantir Que Existe Eficiência Energética?
Não é possível falar de construção ecológica sem falar de eficiência energética. Um edifício que utiliza o mínimo de energia possível para atingir os resultados desejados (através dos materiais, das fontes de aquecimento e arrefecimento, dos sistemas de aquecimento e conservação de água, da utilização de fontes de energia renovável) é um edifício mais ecológico.
3 – Como Garantir Que o Meio Ambiente Envolvente À Casa Não É Lesado?
Um impacto nulo no ambiente próximo da construção é quase impossível. Mesmo que todas as decisões sejam ecologicamente conscientes, existe uma alteração da natureza. É, no entanto, possível minimizar este impacto prestando atenção a aspetos como a tipografia, a intensidade da construção, os poluentes utilizados, entre outros aspetos.
Vantagens de uma Construção Ecológica
A construção ecológica não tem apenas benefícios para o meio ambiente. Os habitantes de uma casa construída com preocupações ecológicas irão gozar de melhor saúde. Por exemplo, a qualidade do ar é melhor uma vez que os materiais escolhidos não são poluentes. Além disso, construções ecológicas são sinónimo de poupança de dinheiro. Mesmo que algumas escolhas impliquem um investimento inicial superior, este é rápida e facilmente recuperado graças à eficiência energética atingida por estas habitações.
O Sistema de Construção ICF é um Sistema Ecológico e Sustentável
Se procura uma forma de construir que dê resposta a esta preocupação ecológica, o Sistema de Construção ICF pode ser o caminho certo. Logo à partida, os materiais utilizados conferem aos edifícios ótimas propriedades de eficiência energética, o que reduz a emissão de gases efeito de estufa. Além disso, a durabilidade dos materiais faz com que a manutenção seja menos regular, o que implica menor gasto de recursos. Esses materiais são também recicláveis; assim, quando são necessárias alterações, o seu impacto ambiental é menor. Outro dos aspetos que faz do Sistema ICF um sistema ecológico é o facto de ser uma construção em blocos, que implica um transporte mais fácil e uma construção de baixo impacto.
Esta opção de construção ecológica interessa-lhe? A nossa equipa está à sua disposição para esclarecer qualquer dúvida e fornecer mais informação. Fale connosco hoje!